Notícias

Matérias Especiais

Copa do Mundo 2018: Polônia

Grupo H – Especial Copa do Mundo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Seleção Polonesa volta a disputar uma Copa do Mundo após dois mundiais fora (2010 e 2014)

Apesar de historicamente não se dar bem em jogos de Copa do Mundo, a Seleção Polonesa se sai muito bem em partidas mata-mata (principalmente em duelos disputados em casa).

A Alvirrubra chega para este mundial da Rússia com boas expectativas já que se classificou bem em seu grupo das eliminatórias.

História em Copas

A trajetória Polonesa em Copas começou em 1938,  na França. Na ocasião os poloneses acabaram sendo eliminados nas oitavas de final pelo Brasil.

Na Copa de 1974 sediada na Alemanha Ocidental, fez uma das suas melhores campanha em Copas. Ao lado de Argentina, Itália e Haiti compôs o grupo D, que era considerado o grupo da “morte”, e acabou se classificando. Na segunda fase do Mundial caiu em um grupo mais difícil com; Alemanha Ocidental, Suécia e Iugoslávia. Com duas vitórias e uma derrota, a Polônia acabou fazendo a disputa do terceiro lugar contra o Brasil onde venceu por 1 a 0.

Em 1978 terminou o Mundial eliminado na segunda fase. Já na Copa de 1982 os poloneses acabaram terminando novamente em terceiro lugar. Em 1986 teve sua trajetória interrompida nas oitavas de final. Nas Copas de 2002 e 2006, ficou pelo caminho ainda na fase de grupos.

Estrela da equipe

O grande craque da Polônia é nada mais nada menos que o experiente centroavante Robert Lewandowski. O jogador que atualmente defende as cores do Bayern de Munique vive uma grande fase na carreira.

No atual clube desde a temporada 2014, Lewandowski registra uma marca expressiva; em 195 jogos foram 149 gols até o momento. Já defendendo a camisa do seu país onde atua desde 2008, o atleta possui 91 partidas fazendo 51 gols.

Outro dado que credencia Robert Lewandowski como a estrela da equipe é que ele vem como artilheiro da Eliminatórias, em 10 jogos foram 16 tentos.

Treinador

A Polônia terá como seu treinador o ex-jogador polonês Adam Newalka, que competiu a Copa do Mundo em 1978, sediado na Alemanha. Na ocasião teve uma campanha razoável, terminando em quinto lugar dentre 16 seleções.

Como se classificou

A seleção Polonesa terminou na liderança do grupo E das Eliminatórias, com oito vitórias em dez jogos. Com 25 pontos ganhos, ficando com quatro de vantagem em relação a Dinamarca.

Capital: Varsóvia

População: 38.441.588

Ranking FIFA: 6º lugar

Participação em Copas: 7

Melhor participação: 1974 e 1982

Última Copa: Não disputou

Time base: Szczesny; Skorupski, Rybus, Thiago Cionek e Kedziora; Maczysk, Zielinski, Makuszewski e Kurzawa; Wilczek e Lewandowski.

 

Higor Rodrigues (429 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta