Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: São Caetano

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história da Associação Desportiva São Caetano

A Associação Desportiva São Caetano é uma equipe da cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. A equipe foi fundada em 4 de dezembro de 1989, com o nome de Esportiva Recreativa União Jabaquara. Após se filiar a Federação Paulista de Futebol, a equipe mudou para o nome que leva até hoje.

Momentos de glória

A equipe do São Caetano passou a ser conhecida nacionalmente a partir de 2000, quando disputou a Copa João Havelange. O Azulão entrou na competição no módulo amarelo, uma espécie de segunda divisão nacional, e ficou na segunda posição, atrás apenas do Paraná. Com isso, o São Caetano avançou para o mata-mata, onde teve que encarar os grandes times do futebol brasileiro.

O primeiro adversário foi o Fluminense, onde o Azulão ficou no empate em casa por 3 a 3 e venceu no Rio de Janeiro por 1 a 0, eliminando a equipe carioca em um Maracanã lotado, com cerca de 70 mil torcedores.

A equipe ainda eliminou Palmeiras e Grêmio, gigantes do futebol mundial, até chegar na decisão diante do Vasco da Gama, que foi o campeão do torneio.

Com o vice-campeonato, o São Caetano garantiu uma vaga na Copa Libertadores da América, e fez bonito, chegando bem perto da conquista do torneio.

Na decisão, diante do Olímpia, do Paraguai, o Azulão acabou sendo derrotado nos pênaltis, ficando com o vice-campeonato.

No ano de 2004, a equipe alcançou o seu primeiro titulo de primeira divisão. Sob o comando do treinador Muricy Ramalho, a equipe se sagrou campeã Paulista, superando os considerados grandes do estado.

No mesmo ano, a equipe ainda foi muito bem na Copa Libertadores, porém, acabou sendo eliminada nas quartas de finais, pelo poderoso Boca Juniors, em uma disputa de pênaltis.

 

Morte de Serginho

Um fato triste e marcante na história do São Caetano foi a morte do zagueiro Serginho. Oito dias após completar 30 anos de idade, o jogador entrou em campo em mais uma partida pelo Azulão, no dia 27 de outubro de 2004, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante do São Paulo, no Morumbi.

Aos 15 minutos do segundo tempo, o jogador sofreu um ataque cardíaco e caiu no gramado. Distraído, o atacante do São Paulo na época, Gratite, ainda tropeçou no que estava no chão. Serginho foi levado ao hospital, mas acabou falecendo 40 minutos depois.

Fase atual

A equipe do São Caetano por pouco não conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2015. Após liderar a fase de grupo, a equipe caiu diante do Botafogo de Ribeirão Preto no mata-mata, após perder o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa, e empatar sem gols dentro de seus domínios.

Atualmente, a equipe disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista e a Copa Paulista. O Azulão não está em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro.

Títulos

Campeonato Paulista Série A, 2004.

Campeonato Paulista Série A-2, 2000.

Campeonato Paulista Série A-3, 1991 e 1998.

Campeonato Paulista do Interior, 1991 e 1998.

 

 

Wesley Contiero (842 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta