Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Santo André

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Esporte Clube Santo André

O Esporte Clube Santo André foi fundado em 18 de setembro de 1967, na época com o nome de Santo André Futebol Clube.  A expectativa de seus fundadores era de criar uma equipe para rivalizar com as principais equipes do interior de São Paulo.

Em 22 de Março de 1975, após o Conselho Deliberativo decidir por unanimidade, a equipe passou a se chamar Esporte Clube Santo André.

Momentos de glória

Em 1975, a equipe do Santo André conquistou o título do Campeonato Paulista da Segundo Divisão, porém, sem o acesso. Em 1981, voltou a conquistar a competição, dessa vez com o acesso à elite do Futebol Paulista pela primeira vez em sua história.

Em 1984, o Santo André disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Série A, e fez uma boa campanha, ficando na décima posição.

Apesar desses feitos, o Ramalhão teve os seus momentos de maiores glórias nos anos 2000. Em janeiro de 2003, a equipe conquistou a Copa São Paulo de Juniores, uma das competições de categorias de base mais disputadas do Brasil.

No mesmo ano a equipe foi vice-campeã da Série C do Campeonato Brasileiro, assim garantindo uma vaga para a Série B de 2004 e, já no final da temporada, o Santo André conquistou o título da Copa Estado de São Paulo e garantiu presença na Copa do Brasil de 2014

Em 2004, disputando pela primeira vez a Copa do Brasil, o Santo André surpreendeu a todos, e conquistou o título da competição diante do Flamengo, vencendo a final em pleno Maracanã por 2 a 0.

Com o título da Copa do Brasil, o Ramalhão disputou a Copa Libertadores da América em 2005. A equipe não avançou de fase, porém, aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, que ficou na história.

Em 2008 o Santo André teve mais uma campanha de destaque. No primeiro semestre veio o titulo da Série A-2 do Paulistão, com a equipe chegando a ficar 12 jogos invictos. No segundo semestre, o vice-campeonato da Série B do Brasileirão, ficando atrás apenas do Corinthians.

O Santo André se orgulha inclusive de ser a única equipe a não perder para o Corinthians na Série B. Foram dois empates, 1 a 1 em casa e 2 a 2 fora.

Recentemente, o Santos André conquistou o título da Série A-2 do Campeonato Paulista, e retornará a elite do futebol Paulista em 2017.

Fase atual

Com o acesso em 2016, a equipe do Santo André retorna para à elite do futebol paulista, e disputará a Série A-1 e a Copa Paulista em 2017.

Conquistas

1974 – Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
1975 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (sem acesso)
1981 – Campeão Paulista da Segunda Divisão
2001 – Vice-Campeão Paulista da Segunda Divisão
2003 – Campeão da Copa São Paulo de Juniores
2003 – Campeão da Copa Estado de São Paulo
2003 – Vice-Campeão Brasileiro da Série C
2004 – Campeão da Copa do Brasil
2008 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)
2008 – Vice-Campeão Brasileiro da Série B (acesso a Série A)

2016 – Campeão Paulista da Segunda Divisão (Acesso a Série A-1)

Wesley Contiero (767 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta