Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Penapolense

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Clube Atlético Penapolense

O Clube Atlético Penapolense foi fundado após a prefeitura de Fernandópolis convidar Penápolis para um amistoso e a cidade montar uma “seleção” de jogadores do município.

Godofredo Viana, gerente do Banespa na cidade de Penápolis na época, decidiu fundar um novo clube no município, que já contava com duas equipes (Esporte Clube Corinthians e o Penápolis Futebol Clube).

No dia 16 de novembro de 1944 nasceu oficialmente o Clube Atlético Penapolense, e Godofredo foi o seu primeiro presidente.

Idas e voltas

A equipe se filiou a Federação Paulista de Futebol no ano de 1951, onde disputou por dois anos a Série A-2, até dar uma pausa nas competições profissionais.

Em 1956 a equipe voltou às competições profissionais, desta vez na Série A-3, onde ficou por três anos até uma nova pausa. O retorno foi em 1963, até um novo afastamento em 1969.

Em 1973 a equipe do Penapolense teve o seu retorno mais uma vez, disputando a Série A-3. O CAP passou por um período de afirmação, atuando por 15 anos em competições profissionais.

Porém, a equipe ainda atravessou algumas idas e voltas, tendo o seu maior período longe das competições na década de 90, onde ficaram oito anos sem disputar competições profissionais.

Momentos de glórias

A partir do segundo semestre de 2010, o Clube Atlético Penapolense iniciava uma fase histórica no clube.

Pela Copa Paulista, a equipe fez uma campanha fenomenal até as semifinais, chegando invicta, mas caiu diante do Red Bull Brasil.

No ano seguinte, a equipe conquistou o acesso à Série A-2 do Campeonato Paulista, após vencer XV de Jaú por 1 a 0, jogando no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis.

Em 2012, a equipe ficou com a quarta posição na Série A-2, e com isso conquistou o seu acesso à elite do futebol paulista pela primeira vez em sua história.

De 2012 a 2015, a equipe conquistou feitos importantes, como uma vitória sobre o Palmeiras, por 3 a 2, jogando fora de casa, no seu primeiro ano na elite.

Em 2013 a equipe avançou para a segunda fase do Paulistão, mas caiu diante do São Paulo, jogando no Morumbi.

Em 2014 a equipe foi ainda mais longe. Após se classificar mais uma vez para a próxima fase, o CAP enfrentou e eliminou o São Paulo no Morumbi.  Nas semifinais, a equipe chegou a estar vencendo o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro, mas tomou a virada e deu adeus a competição.

Como melhor equipe do interior, excluindo o finalista Ituano como previa o regulamento, o Clube Atlético Penapolense se sagrou Campeão do Interior em 2014.

Em 2015 a equipe acabou sendo rebaixada para a Série A-2, onde permanece para a temporada atual.

Campeonato Brasileiro

A equipe do Penapolense disputou o Campeonato Brasileiro Série D duas vezes, em ambas decepcionou, não passando da primeira fase, no ano de 2013 e 2014.

Títulos

Campeonato Paulista do Interior (2014).

Campeonato Paulista Série A-3 (2011).

 

 

 

 

Wesley Contiero (767 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta