Notícias

Sem categoria

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Oeste

bb

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Oeste Futebol Clube

O Oeste Futebol Clube foi Fundado no dia 25 de janeiro de 1921, na cidade de Itápolis, interior de São Paulo. O nome da equipe foi escolhido para homenagear a região Centro-Oeste, onde fica a cidade de Itápolis.

Filiação a FPF

A equipe do Oeste passou os primeiros anos de sua história apenas disputando competições amadoras. Em 1954 a equipe disputou pela primeira vez o Campeonato Paulista, após se filiar a Federação Paulista de Futebol.

Porém, após a primeira participação, só voltou a jogar a competição em 1965. Pouco depois, o Oeste engatou a sua primeira seqüência de participações em competições oficiais, de 1969 a 1992.

Auge do clube no futebol paulista

O Oeste teve uma grande fase a partir de 1997, quando engatou uma sequência de vitórias e acessos, começando pela Série B-1B, quando conquistou o titulo no ano em questão.

Em 1998, mais um titulo. A equipe de Itápolis se sagrou campeão da Série B1A. Em 1999, veio o vice-campeonato da Série A-3, assim conquistando o acesso para a Série A-2.

No meio das glórias veio um rebaixamento, voltando para a Série A-3. Porém, o Rubrão voltou ainda mais forte e conquistou o titulo em 2002. No ano seguinte veio o titulo da Série A-2 e assim o tão sonhado acesso para a primeira divisão Paulista.

Em sua estreia na elite, o Oeste sofreu uma punição por irregularidades, assim perdendo 12 pontos e voltando a Série A-2.

Porém, em 2008 retornou para a Série A-1, onde a equipe embalou de vez e realizou grandes campanhas, inclusive sendo campeão do interior em 2011.

Campeonato Brasileiro

A equipe do Oeste participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro em 2010, porém, nas fez uma boa campanha na Série D, ficando em 31º lugar. Já no ano seguinte, com uma boa campanha, o Rubrão terminou na quarta posição, assim garantindo o acesso à Série C.

Em 2012, no seu primeiro no na Série C, foram 24 jogos, 11 vitórias, 8 empates e 5 derrotas. Com essa campanha, o Oeste se sagrou campeão da Série C.

Na Série B, divisão que o Oeste se encontra até hoje, a equipe ainda não conseguiu realizar uma boa campanha, porém, segue se mantendo na competição.

Fase atual

No primeiro semestre de 2016 o Oeste não fez uma boa campanha no Campeonato Paulista, e acabou sendo rebaixado para a Série A-2.

Para a disputada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2016, a equipe do Oeste realizou uma parceria com o Audax, atual vice-campeão Paulista. Os jogadores das equipes foram mesclados, e o Oeste contou com toda a comissão técnica da equipe que foi sensação no primeiro semestre em São Paulo. Outra novidade, assim como na Série B de 2015, é que o Rubrão manda os seus jogos no Estádio José Liberatti, na cidade de Osasco. É possível que, para o futuro, o Oeste se mude de vez para Osasco, já que enfrenta problemas com o seu estádio em Itápolis.

 

Wesley Contiero (898 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta