Conhecendo Clubes do Interior de SP: Novorizontino (Antigo)

Conheça um pouco mais sobre a história do Grêmio Esportivo Novorizontino

O Grêmio Esportivo Novorizontino foi fundado no dia 13 de março de 1973, na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Porém, com o nome de Pima Futebol Clube, pois era formado por funcionários de uma fábrica de calçados que levava o nome.

A equipe se filiou a Federação Paulista de Futebol em 1976, então, o presidente Arneldo Sauressing, que era gaúcho, resolveu homenagear o Grêmio de Porto Alegre, alterando o nome da equipe para “Grêmio Esportivo Novorizontino”.

Em 1981, a equipe foi vice-campeã da Série A-3, e assim conquistou o acesso à Série A-2 do Campeonato Paulista.

Campeonato Paulista 1990

Na primeira fase da competição, o Novorizontino caiu em um grupo com Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi Mirim, Portuguesa, São Paulo, União São João, Guarani, São José e Inter de Limeira. A equipe de Novo Horizonte ficou na sétima posição com 25 pontos, e assim avançou de fase na competição.

Na fase seguinte, no grupo do Novorizontino tinha Palmeiras, Guarani, Portuguesa, XV de Piracicaba, América e Ferroviária, e apenas uma equipe avançaria na competição.

Com 5 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota, o Novorizontino ficou na primeira posição com 16 pontos e assim avançou para a grande final.

Em um momento histórico, onde pela primeira vez, duas equipes decidiram o Campeonato Paulista da Série A-1, a ‘final caipira”, o clube de Novo Horizonte ficou com o vice-campeonato, após enfrentar o Bragantino na grande final e empatar duas vezes (0 a 0 e 1 a 1) e levar a pior no critério de melhor campanha, o desempate no regulamente da competição.

Campeonato Brasileiro Série C – 1994

Em 1994, a equipe do Novorizontino enfrentou diversas equipes na disputa pelo título da Série C Nacional, e com êxito conquistou o título da competição.

Foram 16 jogos, onde a equipe somou 11 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. O Tigre ainda marcou 35 gols e sofreu 13 na competição.

Triste fim

Após uma mudança na diretoria, a equipe caiu para a segunda divisão do Campeonato Paulista e sem dinheiro, foi obrigado a abandonar a Série B Nacional. O clube ainda teve que realizar diversos jogos fora de sua cidade.

 

Dados

  • Jogos: 1.080
  • Vitórias: 447
  • Empates: 328
  • Derrotas: 305
  • Gols marcados: 1.432
  • Gols sofridos: 1.100
  • Saldo: 332

Wesley Contiero

Jornalista, 29 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply