Conhecendo Clubes do Interior de SP: Linense

Conheça um pouco mais sobre a história do Clube Atlético Linense

No dia 12 de junho de 1927 foi fundado o Clube Atlético Linense, equipe com sua sede em Lins, interior de São Paulo.

No início de sua história, a equipe disputou competições amadoras regionais, até o ano de 1944, quando passou a jogar o Campeonato Paulista do Interior, que era organizado pela Federação Paulista de Futebol.

Início das competições profissionais

Apenas em1947 ocorreu a estreia do Linense em competições profissionais. No ano seguinte, a equipe chegou até a final da Segunda Divisão Paulista, mas acabou sendo derrotado para o XV de Piracicaba. Em 1951, o mesmo cenário, mas dessa vez a derrota na final foi para o XV de Jaú.

Porém, em 1952 veio a conquista e o tão sonhado acesso à Série A-3. O adversário da final foi a Ferroviária de Araraquara, e o CAL venceu por 3 a 0.

O Elefante ainda se sagrou pentacampeão do Noroeste Paulista, conquistando os títulos nos anos de 1948, 1949, 1950, 1951 e 1952.

Paralisação e volta ao futebol

Após cinco anos na Série A-3, o Linense acabou sendo rebaixado e decidiu encerrar as suas atividades até 1961, quando retornou ao futebol.

A equipe ficou um bom tempo revezando entre a Série A-2 e A-3 (Equivalente a isso na época de hoje), e teve o maior destaque em 1977, após vencer o Votuporanguense por 1 a 0 e conquistar o título da terceira divisão, garantindo uma vaga na Divisão Intermediária.

Nova parada e retorno com era Bertin

Após um período de recesso, o Clube Atlético Linense retornou em 1998 às competições profissionais, e ficou na segunda divisão (B-1) até 2006, quando conquistou o acesso para à Série A-3.

Em 2007 iniciou uma era histórica no clube, a era Bertin. Com o forte patrocínio do frigorifico da cidade, o Linense chegou até a final da Copa FPF, atual Copa Paulista, onde enfrentou o Juventus.

Após uma derrota em casa na ida por 2 a 1, o Linense venceu na volta por 3 a 2, mas acabou perdendo o título por ter pior campanha que o Moleque Travesso. Mas, com o vice-campeonato o Elefante garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Série C.

Anos de glória

Em 2008, o Linense garantiu o acesso para a Série A-2 do Paulistão. A equipe foi a melhor colocada na primeira fase, mas sofreu na seguinte. O acesso veio apenas na última rodada, com uma sonora goleada por 7 a 0 sobre o Oeste Paulista, jogando em Lins.

No ano seguinte, o Elefante não foi bem, e quase caiu para a Série A-3. Porém, em 2010 veio o maior feito atual do clube. A equipe do Linense fez uma campanha brilhante na Série A-2 e acabou sendo o campeão da competição, e assim retornou à elite do futebol paulista.

Feitos históricos

A equipe do Linense revelou um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Trata-se de Leivinha, jogador ídolo da Portuguesa e no Palmeiras, e com passagem por Atlético de Madrid-ESP e Seleção Brasileira.

O clube também foi o primeiro a realizar uma transferência internacional no Brasil, quando negociou o atacante Américo Murolo com um clube italiano.

Fase atual

Desde 2011 na Série A-1 do Campeonato Paulista, o Linense ainda não conseguiu engrenar na competição, mas vem se mantendo na elite. A equipe acumula boas atuações, até com algumas vitórias sobre São Paulo, Corinthians e Palmeiras, mas ainda almeja uma classificação para a 2ª fase.

Em 2015, o Linense se sagrou campeão da Copa Paulista. O Elefante passou em primeiro nas duas fases iniciais da competição. Nas quartas de finais, eliminou o Nacional. Na semifinal, eliminou o seu maior rival, o Penapolense. Na grande final, vitória nos pênaltis e título sobre o Ituano, em Itu.

Em 2017, a equipe novamente jogará o Campeonato Paulista, e deve jogar a Copa Paulista novamente.

Wesley Contiero

Jornalista, 29 anos, natural de Lins, interior de São Paulo.

Related post

Leave a Reply