Notícias

+ Esportes

Conhecendo Clubes do Interior de SP: Linense

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais sobre a história do Clube Atlético Linense

No dia 12 de junho de 1927 foi fundado o Clube Atlético Linense, equipe com sua sede em Lins, interior de São Paulo.

No início de sua história, a equipe disputou competições amadoras regionais, até o ano de 1944, quando passou a jogar o Campeonato Paulista do Interior, que era organizado pela Federação Paulista de Futebol.

Início das competições profissionais

Apenas em1947 ocorreu a estreia do Linense em competições profissionais. No ano seguinte, a equipe chegou até a final da Segunda Divisão Paulista, mas acabou sendo derrotado para o XV de Piracicaba. Em 1951, o mesmo cenário, mas dessa vez a derrota na final foi para o XV de Jaú.

Porém, em 1952 veio a conquista e o tão sonhado acesso à Série A-3. O adversário da final foi a Ferroviária de Araraquara, e o CAL venceu por 3 a 0.

O Elefante ainda se sagrou pentacampeão do Noroeste Paulista, conquistando os títulos nos anos de 1948, 1949, 1950, 1951 e 1952.

Paralisação e volta ao futebol

Após cinco anos na Série A-3, o Linense acabou sendo rebaixado e decidiu encerrar as suas atividades até 1961, quando retornou ao futebol.

A equipe ficou um bom tempo revezando entre a Série A-2 e A-3 (Equivalente a isso na época de hoje), e teve o maior destaque em 1977, após vencer o Votuporanguense por 1 a 0 e conquistar o título da terceira divisão, garantindo uma vaga na Divisão Intermediária.

Nova parada e retorno com era Bertin

Após um período de recesso, o Clube Atlético Linense retornou em 1998 às competições profissionais, e ficou na segunda divisão (B-1) até 2006, quando conquistou o acesso para à Série A-3.

Em 2007 iniciou uma era histórica no clube, a era Bertin. Com o forte patrocínio do frigorifico da cidade, o Linense chegou até a final da Copa FPF, atual Copa Paulista, onde enfrentou o Juventus.

Após uma derrota em casa na ida por 2 a 1, o Linense venceu na volta por 3 a 2, mas acabou perdendo o título por ter pior campanha que o Moleque Travesso. Mas, com o vice-campeonato o Elefante garantiu vaga no Campeonato Brasileiro Série C.

Anos de glória

Em 2008, o Linense garantiu o acesso para a Série A-2 do Paulistão. A equipe foi a melhor colocada na primeira fase, mas sofreu na seguinte. O acesso veio apenas na última rodada, com uma sonora goleada por 7 a 0 sobre o Oeste Paulista, jogando em Lins.

No ano seguinte, o Elefante não foi bem, e quase caiu para a Série A-3. Porém, em 2010 veio o maior feito atual do clube. A equipe do Linense fez uma campanha brilhante na Série A-2 e acabou sendo o campeão da competição, e assim retornou à elite do futebol paulista.

Feitos históricos

A equipe do Linense revelou um dos grandes nomes do futebol brasileiro. Trata-se de Leivinha, jogador ídolo da Portuguesa e no Palmeiras, e com passagem por Atlético de Madrid-ESP e Seleção Brasileira.

O clube também foi o primeiro a realizar uma transferência internacional no Brasil, quando negociou o atacante Américo Murolo com um clube italiano.

Fase atual

Desde 2011 na Série A-1 do Campeonato Paulista, o Linense ainda não conseguiu engrenar na competição, mas vem se mantendo na elite. A equipe acumula boas atuações, até com algumas vitórias sobre São Paulo, Corinthians e Palmeiras, mas ainda almeja uma classificação para a 2ª fase.

Em 2015, o Linense se sagrou campeão da Copa Paulista. O Elefante passou em primeiro nas duas fases iniciais da competição. Nas quartas de finais, eliminou o Nacional. Na semifinal, eliminou o seu maior rival, o Penapolense. Na grande final, vitória nos pênaltis e título sobre o Ituano, em Itu.

Em 2017, a equipe novamente jogará o Campeonato Paulista, e deve jogar a Copa Paulista novamente.

Wesley Contiero (660 Posts)

Estudante de jornalismo, 23 anos, natural de Lins, Interior de São Paulo.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta