Notícias

Futebol Internacional

Inusitado: conheça como é disputado o Campeonato Belga

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com 33 títulos, o Anderlecht é o maior campeão belga

Diferente da maioria dos campeonato do mundo, a Belgian Pro League tem uma forma de disputa inusitada. Primeiro, as 16 equipes da primeira divisão disputam um campeonato de pontos corridos. São 30 rodadas no total. Geralmente, essa primeira fase vai até meados de fevereiro.

Após jogada a primeira fase, os 16 clubes são divididos. O último colocado é rebaixado para a segunda divisão. Na atual temporada, o time rebaixado foi o KVC Westerlo, com apenas 23 pontos ganhos. O clube que ficar em 15º lugar não se classifica para nenhum campeonato, mas permanece na primeira divisão. As outras 14 equipes são divididas em dois: do 14º lugar ao 7º irão disputar vaga na Europa League. E os seis primeiros colocados disputam o título e vagas na Champions League.

No quadrangular com os seis primeiros colocados, as equipes já começam com uma certa quantidade de pontos. Quanto? O número de pontos que o clube fez na primeira fase dividido por dois. Nesta temporada, os clubes começaram os Playoffs com estas pontuações:

  • Anderlecht: começou com 31 Pontos
  • Charleroi: começou com 25 Ponto
  • Club Brugge: começou com 30 Pontos
  • Gent: começou com 25 Pontos
  • Oostende: começou com 25 Pontos
  • Waregem: começou com 27 Pontos
Lukasz Teodorczyk, do Anderlecht, foi o artilheiro da primeira fase com 20 gols marcados

O primeiro lugar é o campeão belga e está classificado diretamente para a fase de grupos da Champions League. Já a equipe vice-campeã também garante vaga na Champions, mas disputará a fase preliminar. O terceiro colocado vai à terceira fase de qualificação da Uefa Europa League. Já o quarto disputará dois jogos contra o vencedor do Playoffs da Europa League. Quinto e sexto colocados não garantem nenhuma vaga.

Já as oito equipes restantes são separadas em dois grupos: A e B. O primeiro grupo conta com o 7º, 9º, 12º e 14º colocados, enquanto o grupo B conta com o 8º, 10º, 11º e 13º lugares. Os primeiros colocados dos grupos farão uma final em dois jogos. O vencedor irá enfrentar o quarto colocado do primeiro quadrangular, também disputado em dois jogos. O ganhador do duelo se classifica à segunda fase de qualificação da Europa League.

O atual campeão belga é o Club Brugge. Porém, o maior campeão é o Anderlecht, com 33 títulos. Seguido de Club Brugge, com 14, e Union St. Gilloise, com 11.

www.camisasdeclubes.com
Clique na foto para acessar o site
Iaco Lopes (254 Posts)

Estudante de jornalismo. Vascaíno nascido em João Pessoa-PB. 17 anos.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta