Notícias

Futebol Brasileiro

Para fugir do Z4, Chapecoense recebe o desfalcado Grêmio, na Arena Condá

chapegremio2018

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Chapecoense aposta na força dentro de casa para afastar má fase e fugir da zona da degola, já o Grêmio poupará os titulares para o jogo de quarta-feira, pela Copa do Brasil

Às 19h desse domingo (29), a Chapecoense recebe o Grêmio, na Arena Condá, em Chapecó, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Pressionada pela sequência de maus resultados, a equipe do Oeste de Santa Catarina precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento, já que atualmente ocupa a 17ª colocação no certame nacional. Desde a volta do recesso da Copa do Mundo, o Verdão não conseguiu vencer. Foram dois empates consecutivos dentro de casa (Bahia e Santos) e a derrota na última rodada da competição frente ao Botafogo, no Rio, resultados que levaram a Chape a figurar pela primeira vez na zona de descenso da Série A.

Vivendo situação distinta na competição, o Grêmio ocupa atualmente a 4ª colocação, abrindo o famoso G4, grupo de clubes que garantem vaga à próxima edição da Libertadores da América. Desde o retorno da “mini-pré-temporada”, os gaúchos venceram Atlético Mineiro e São Paulo (em casa), e foram superados pelo Vasco (no Rio de Janeiro). Para o jogo deste domingo, o grande desafio da equipe tricolor é atuar fora de casa com uma equipe alternativa, priorizando os confrontos de Copa do Brasil e Libertadores da América, que se avizinham nas próximas semanas.

Retomada

Torcida, comissão técnica e jogadores da Chapecoense querem esquecer os últimos jogos do Verdão. Com atuações apagadas, dispersas e abaixo do nível exigido na elite do futebol nacional, a Chape quer reencontrar o caminho das vitórias nos braços de seus torcedores. Para atingir esse objetivo, o técnico Gilson Kleina deve mudar pouco a equipe que vinha atuando nas últimas rodadas.

Gilson Kleina faz alterações no time titular da Chapecoense
Kleina mudou pouco o time para o jogo desse domingo (Foto: Eduardo Florão/GE)

Por questões contratuais, o zagueiro Rafael Thyere não atuará frente ao Grêmio. Para sua posição, Nery Bareiro deve formar zaga com Douglas. No ataque, Wellington Paulista volta a figurar como centroavante no lugar de Leandro Pereira. WP9 cumpriu suspensão por cartão frente ao Botafogo, na última rodada. Mas a grande surpresa do jogo desse domingo pode vir do banco de reservas. O meia Yann Rolim, que já treinava a cerca de um mês com o grupo, finalmente foi regularizado no BID da CBF e estará disponível para atuar. A última equipe que o jogador atuou foi o Aalborg, da Dinamarca.

Yann com a camisa do Aalborg (Foto: site oficial do Aalborg)

Pacotão de Reforços

Falando especificamente em reforços, a Chapecoense movimentou o mercado nessa janela. Com as saídas de Arthur Caíke e Luiz Antônio para o futebol árabe (ambos foram para o Al Shabab), o Verdão investiu na contratação de peças para ajudar a equipe a sair da situação incômoda no Brasileirão. Nos próximos dias, integram o plantel alviverde o zagueiro Rafael Pereira (ex-Ceará), o volante Edgardo Orzusa (ex-Nacional do Paraguai), o meia Diego Torres (ex-Iquique do Chile), e Victor Andrade, atacante revelado pelo Santos e que estava atuando no Estoril, de Portugal. De todos os jogadores, somente Torres ainda não desembarcou em Chapecó.

Grêmio modificado

Na quarta-feira, o Grêmio enfrentará o Flamengo, em Porto Alegre, em jogo válido pela Copa do Brasil. Na próxima semana, o tricolor viaja até a Argentina, onde enfrenta terça-feira (7) o Estudiantes, pela Libertadores da América. Visando poupar jogadores de desgaste acentuado, o técnico Renato Portaluppi vai levar a campo, contra a Chapecoense, uma equipe totalmente alternativa. Mesmo com jogadores que não vêm atuando regularmente, a equipe tricolor pode apresentar-se muito perigosa, pois conta com atletas bastante experientes em seu plantel.

Dentre outros jogadores, provavelmente estarão em campo o meia Douglas, recém recuperado de longo processo de tratamento de uma lesão no joelho, o atacante Marinho, reforço que veio da China, e que teve grande passagem pelo Vitória, e o atacante Hernane (Brocador), que fez grande temporada no Flamengo e atuava no Bahia antes de chegar ao time gaúcho. Além desses jogadores, a equipe terá em campo jovens atletas mas que tem experiência internacional, casos dos campeões da América Bressan (substituto imediato de Geromel) e Jaílson, que herdou a vaga de Arthur, recentemente negociado com o Barcelona.

Marinho terá chance de atuar por 90 minutos (Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A.)
Marinho é esperança de velocidade e gols no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/GFBPA)

Opinião

Mais do que o resultado positivo, o que o torcedor da Chape espera do jogo deste domingo é a mudança de atitude dos atletas. Ao longo dos anos, a Chapecoense sempre se notabilizou por formar times que tecnicamente nunca tiveram grande destaque, mas que se sobressaiam com a entrega e garra dentro das quatro linhas. Ironicamente, no ano que o Verdão tem o plantel mais qualificado (no papel) desde que chegou na Série A, é o ano que o time mais sofre e menos mostra desempenho dentro do campo.

O jogo frente ao Grêmio pode ser um divisor de águas para o Verdão. Se vencer, e convencer, pode virar a página das más atuações, subir na tabela e engrenar resultados melhores e ambições maiores na competição. Em contraponto, se perder, a situação do técnico Gilson Kleina passa a ser delicada, e mudanças drásticas terão que ser feitas nas peças que compõem o time para a melhora de desempenho.

É uma faca de dois gumes, e o Verdão pode usar da fragilidade de uma equipe sem muito entrosamento e com diferente foco para dar a guinada que precisa na competição. É esperar para ver o desfecho desse capítulo na história da Chape.

Ficha Técnica – Chapecoense x Grêmio

Data: 29/07/2018

Horário: 19h, horário de Brasília

Local: Arena Condá – Chapecó (SC)

Arbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ), auxiliado por Wendel de Paiva Gouvea (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)

Chapecoense: Jandrei; Eduardo, Douglas, Nery e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo e Canteros; Osman, Bruno Silva e Wellington Paulista. Técnico: Gilson Kleina.

Grêmio: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Juninho Capixaba; Jailson e Thaciano; Marinho, Douglas e Thonny Anderson; Hernane. Técnico: Renato Portaluppi.

Clique para entrar no site.

 

Derlei Alex Florianovitz (49 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta