Notícias

Futebol Internacional

Campeonatos históricos na Inglaterra: Episódio #3

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No 3º episódio da série, vamos conferir a edição de 1923-24, quando alguns times pouco habituados a títulos disputaram a liga daquele ano.

Contexto histórico:

O período foi entras as duas grandes guerras mundiais, onde o foco era a reconstrução da Europa. Com 4 anos sem campeonato algum, as forças do futebol inglês mudaram. O grande Aston Villa já não assustava tanto e o Blackburn Rovers tinha perdido a sua força. Nos anos anteriores tivemos campeões inéditos como o West Bromwich Albion e o Burnley (1920 e 1921), após isso, o Liverpool tentou engatar uma série de dominância ao vencer em 1922 e 1923, contudo, o grande clube da década ainda estava por surgir. É um clube que a mídia vem dando atenção especial agora, especialmente após 45 anos longe da elite.

As rodadas finais: após a 40ª rodada (de 42 no total), o líder da competição era o Huddersfield Town com 55 pontos, seguido pelo Cardiff City com 54 e pelo Sunderland com 53 pontos. Os 2 primeiros jamais haviam disputado um título de liga inglesa e a vitória era um grande sonho, já o Sunderland tinha sido um clube poderoso antes da I Guerra Mundial. Na 41ª rodada, o líder Huddersfield jogou fora de casa contra o Aston Villa e acabou perdendo por 3-1, já o Cardiff City jogou em Gales e ganhou do Birmingham City por 2-0 e o Sunderland acabou dando adeus ao título ao perder fora de casa para o West Bromwich Albion. Dessa forma, o Cardiff City assumiu a liderança da competição com 56 pontos, deixando o Huddersfield Town com 55. Caso o time galês tivesse ganho a competição seria o primeiro clube não inglês a vencê-la, algo que até hoje nunca ocorreu. Na rodada final, o Cardiff enfrentou novamente o mesmo Birmingham City, agora fora de casa e empatou em 0-0, já o Huddersfield enfrentou o Nottingham Forest em casa e venceu por 3-0, por fim, o Sunderland foi a Londres enfrentar o Chelsea e fora derrotado por 4-1.

Clique na imagem para acessar o site

Com os resultados o Huddersfield Town levantou o 1º dos seus 3 títulos consecutivos de liga e iniciou a dominância da década de 20. Como, tanto Terriers, como Bluebirds empataram em pontos pelo campeonato, o que definiu o título foi o índice de gols marcados dividido pelos gols sofridos. Como a equipe do norte tinha vantagem de 60 gols pró e 33 contra, com índice de 1,82 maior que os galeses que tinham 61 gols pró e 34 contra (índice 1,79), o título acabou indo para o Huddersfield.

No destaque da competição, tínhamos os seguintes jogadores: pelo lado do Huddersfield Town, o artilheiro Charlie Wilson que marcou 18 gols na competição, além do meio campista Billy Smith que fez 13 gols e o goleiro Ted Taylor, o menos vazado do campeonato. No Cardiff City, os destaques vão para Len Davies, o maior artilheiro da história do clube e para o zagueiro Billy Hardy, o jogador que mais partidas disputou em toda a vida do clube galês. Por fim, pelo Sunderland tínhamos o atacante Charlie Buchan, o 2º maior artilheiro da história dos Black Cats e o defensor Ernie England que fez mais de 351 jogos com a camiseta do time.

Charlie Buchan – jogador do Sunderland

O campeonato:

Após a 1ª rodada, o líder da liga era o Newcastle United, que havia derrotado o Arsenal em Londres por 4-1. O alvinegro do nordeste inglês seguiu na liderança ao vencer também na 2ª rodada e na 3ª rodada, porém, como folgaram na 4ª a liderança trocou para o West Bromwich Albion que tinha 1 jogo a mais e liderava com 8 pontos, o Cardiff City era o 2º com 7. Na 5ª rodada o Newcastle United joga 2 vezes e recupera a liderança e na 6ª rodada o então líder era o Notts County que aparecia com 10 pontos, empatado com o Cardiff City. Por fim, um dos postulantes ao título assume a liderança no jogo 7, quando os Bluebirds empataram em 1-1 fora de casa contra o Newcastle United, enquanto o Notts County perdera o derby contra o Nottingham Forest.

Charlie Wilson – jogador do Huddersfield Town

A partir desse momento, o clube galês inicia um controle sobre a competição, liderando por várias rodadas em sequência. Na 12ª rodada a tabela mostrava os Bluebirds em 1º com 17 pontos, enquanto os Terriers estavam em 5º com 15 e os Black Cats estavam apenas em 11º com 13. Na rodada seguinte, o Huddersfield Town assume a 2º posição ao recuperar um jogo atrasado, resultando em vitória por 1-0 contra o Birmingham City em casa e empate em 1-1 contra o Liverpool fora de casa.

Na 20ª rodada, o líder ainda era o Cardiff City, que havia emplacado uma bela sequência de resultados, com 31 pontos, o Huddersfield Town vinha em 2º com 28, enquanto o Sunderland era apenas o 6º com 24, sem perspectivas de brigar pela ponta. O campeonato parecia se encaminhar tranquilamente para o clube galês, que na rodada 25 via a sua liderança ainda mais ampliada, agora com 38 pontos. O 2º colocado era o Bolton Wanderers com apenas 33, seguido do Sunderland com os mesmos 33 e com o Huddersfield Town com 32 (os dois últimos com 1 jogo a menos).

Os rumos da competição só começam a mudar a partir da 30ª rodada. Para entendermos a vantagem dos Bluebirds a essa altura, falaremos da tabela de classificação da rodada anterior, quando os galeses apareciam com 43 pontos, 4 a mais que o 2º colocado Sunderland e 5 a mais que o 3º colocado Huddersfield Town. Contudo, o jogo 30 reservava um confronto direto. No dia 01/03/1924, o Huddersfield Town veceu o Cardiff City por 2-0 em casa, iniciando a reação na liga, já o Sunderland empatara em 0-0 com o Liverpool em casa. Na rodada seguinte, os Bluebirds perderam novamente em casa para o Notts County por 2-0, enquanto os Black Cats ganham por 1-0 do Nottingham Forest em casa e os Terriers venceram o Sheffield United fora de casa. Agora a tabela mostrava o Cardiff City na liderança com 43 pontos, seguido de perto por seus dois concorrentes com 42. Na 32ª rodada, os galeses folgam e o Sunderland toma a liderança ao vencer o Nottingham Forest fora de casa por 2-1, enquanto o Hudderfield vence o Sheffield United por 1-0, tomando o 2º lugar.

A partir dos 10 jogos finais, a sina dos galeses não parece ter fim, na rodada 33, nova derrota (a 3ª consecutiva), dessa vez para o Notts County por 1-0 em Nottingham, já Sunderland e Huddersfield Town seguem vencendo, ambos fora de casa (o primeiro por 3-0 contra o Burnley e o segundo por 3-2 contra o West Ham United). Na 34ª rodada, houve troca na liderança, pois os Terriers venceram o Aston Villa em casa por 1-0, enquanto o Sunderland perdeu para o Liverpool por 4-2 fora de casa. Já os Bluebirds seguiam sem vencer ao empatar em 0-0 contra o Everton. A tabela mostrava os Terriers na liderança com 48 pontos, seguido pelos Black Cats com 46 e com o Cardiff em 3º com 44. A rodada 35 acabou sendo ruim para os 3 times, o Cardiff City recuperou seu jogo atrasado, contudo perdera para o Blackburn Rovers por 2-1 fora de casa e empatara novamente, pelo mesmo 0-0 contra o Everton, dessa vez fora de casa. Já o Sunderland perdera para o Burnley por 1-0 em casa e o Huddersfield Town empatara por 1-1 contra o Manchester City em casa. No jogo 36, finalmente os Bluebirds se reencontram novamente com a vitória ao vencerem o Tottenham Hotspur por 2-1 jogando em gales, atingindo 47 pontos no 4º lugar (Bolton estava em 3º por ter jogos adiantados). Os Black Cats também venceram ao derrotar o Middlesbrough no derby por 3-1, contudo houve o adiantamento de 1 jogo e o Sunderland acabou perdendo em Londres por 2-0 para o Arsenal e os Terriers, folgaram na rodada. Na rodada 37 o Sunderland assume a ponta com 50 pontos ao vencer novamente o Middlesbrough por 3-2, porém com 1 jogo a mais, enquanto o Huddersfield empatou com o Burnley fora de casa por 1-1 e também ficou com os mesmos 50 pontos, mas com 2 jogos a menos que o Sunderland. Já o Cardiff, o único dos 3 com o número certo de jogos, venceu o Burnley por 2-0 em Gales.

Len Davies – jogador do Cardiff City

A 5 rodadas do fim, os Terriers recuperam seu jogo atrasado e empatam duas partidas, a primeira em confronto direto contra os Bluebirds por 0-0 em Gales e a segunda por 1-1 contra o Manchester City, atingindo 52 pontos. Já o Sunderland empatou com o Arsenal por 1-1 em casa e ficou com 51 pontos, enquanto o Cardiff City tinha 50. Na 39ª rodada todos os 3 postulantes ao título venceram! O Sunderland e o Huddersfield Town, ambos jogando em casa ganharam respectivamente de West Bromwich Albion (2-0) e Burnley (1-0), enquanto o Cardiff City, fora de casa, venceu o mesmo Burnley por 2-1. Por fim, na 40ª rodada, o Sunderland folgou, enquanto o Huddersfield Town tropeçou ao empatar por 1-1 contra o Nottingham Forest fora de casa e o Cardiff City derrotou o Middlesbrough por 1-0 em gales.

suporte (2042 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta