Notícias

Futebol Internacional

Borussia Dortmund visita o clube mais odiado da Alemanha, RB Leipzig

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

RB Leipzig recebe o Dortmund, que busca mais uma vitória para seguir na parte de cima da tabela

Na tarde deste sábado (10), a equipe do RB Leipzig enfrenta o Borussia Dortmund na Red Bull Arena às 13h30, horário de Brasília, em duelo válido pela 2ª rodada do Campeonato Alemão.

O RB Leipzig está na nona colocação, enquanto o Borussia Dortmund situa-se na quarta posição. Na primeira rodada, o Leipzig, estreante na Bundesliga, empatou por 2 a 2 diante do Hoffenheim, em Sinsheim. O Borussia Dortmund fez o seu dever de casa, e com um futebol modesto bateu o Mainz 05 por 2 a 1.

Por que tanto ódio?

Mas por qual motivo o RB Leipzig é o clube mais odiado da Alemanha? A história é bem simples. Para quem não sabe, o RB Leipzig pertence à empresa de bebidas energéticas, a Red Bull que banca outros clubes pelo mundo. Além do clube de Leipzig, existem o Red Bull Salzburg, da Áustria, New York Red Bulls, dos EUA, Red Bull Brasil e Red Bull Ghana.

RB
Foto: Divulgação

Apesar de se chamar RB Leipzig, o clube não se chama Red Bull Leipzig e sim RasenBallsport Leizpzig. Mas por que não leva o nome da empresa? É o seguinte, a Federação Alemã de Futebol (DFB), não permite que o nome de uma empresa figure como identidade do clube. Além disso, a lei também define que a instituição (o clube) mantenha a maior parte das ações de um clube, mesmo que seja 51%. O Bayer Leverkusen exerce esta regra, pois o clube foi fundado antes da regra ser estabelecida. Para quem não sabe, o Bayer Leverkusen tem esse nome em alusão à empresa farmacêutica alemã Bayer.

RB
Clique na imagem para acessar o site

Fazendo um resumo de tudo, o ódio ao RB Leipzig se dá pelo fato de ter uma empresa atuando mais fortemente para crescer o clube no futebol alemão. Outros clubes que recebem rejeição por parte da torcida alemão são Wolfsburg e Hoffenheim. O Wolfsburg tem grande ligação com a Volkswagen (indústria de automóveis) e o Hoffenheim com a SAP (indústria de informática). Entretanto, a ligação do Leipzig com a Red Bull é tão escancarada que o clube é constantemente hostilizado fora de casa com cânticos de rejeição e faixas escrito “Nein zu RB” (o que significa “Não à Red Bull”).

História

Para se ter uma ideia sobre a ascensão do clube dentro do futebol alemão, em 2009, a Red Bull comprou a licença de um clube pequeno, chamado SSV Markranstädt. Logo depois estabeleceu um objetivo para a equipe: subir à Bundesliga em menos de uma década. Em 2010, a Red Bull mudou-se para a cidade de Leipzig.  No mesmo ano, foi feita uma pesquisa sobre uma nova equipe na cidade, onde 70% das pessoas mostraram-se favoráveis em ter uma nova equipe dentro da cidade. Em 2009, a equipe estava na quinta divisão, ainda como SSV Markranstädt. Em 10/11, 11/12 e 12/13, o RB Leipzig permaneceu na quarta divisão.

RB
Uma das coisas boas do clube de Leipzig foi o fato de assumir um estádio que seria elefante branco. Esse estádio foi reformado para a Copa de 2006 e não estava sendo muito utilizado. Agora é chamado de Red Bull Arena.

Em 2013 veio o acesso à 3. Liga e em disputada por ponto a ponto o acesso direto à 2. Bundesliga. Na temporada 2014/2015, uma boa campanha, que quase culminou em outro acesso, porém na temporada 2015/2016 veio o tão sonhado acesso direto para a elite do futebol alemão. Resumindo tudo, o objetivo foi concluído com sucesso, em menos de uma década o clube conseguiu subir à elite do futebol alemão.

Pré-jogo

Em entrevista antes da partida diante do Borussia Dortmund, o capitão da equipe Dominik Kaiser (que está com a equipe desde a quarta divisão) se mostrou empolgado na primeira partida em casa pela Bundesliga.

– É um enorme primeiro jogo em casa. Independentemente de quem é o nosso adversário, nós como time e Leipzig como cidade estamos ansiosos para a primeira partida pela Bundesliga no nosso estádio – comentou o capitão.

Ficha técnica: RB Leipzig x Borussia Dortmund
Local: Red Bull Arena (Leipzig, Alemanha)
Data: 10/09
Hora: 13h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark
Transmissão: ESPN Brasil

Prováveis escalações
RB Leipzig: 
Gulacsi – Klostermann, Orban, Compper, Halstenberg – Ilsanker, Keita – D. Kaiser, Sabitzer – Ti. Werner, Selke.
Borussia Dortmund: Bürki – Piszczek, Sokratis, Bartra, Schmelzer – Weigl – Castro, Rode – Dembélé, Schürrle – Aubameyang.

RB
Clique na imagem para acessar o site
Rodrigo Lima (176 Posts)


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta