Notícias

+ Esportes

Bastidores: Entenda um pouco mais sobre o tratamento de uma lesão em atletas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Fisioterapeutas explicam como funciona o tratamento de uma lesão em atletas

O esporte, em um modo geral, é muito bom desde que haja disciplina. É muito importante realizar alongamentos antes de praticar qualquer esporte, seja eles: futebol, vôlei, tênis, natação e entre outros, pois através do aquecimento pode ser evitado diversos tipos de lesões, por isso, convidamos especialistas para explicar um pouco melhor sobre esse tema. Afinal, quais as lesões mais frequentes em atletas?

“As lesões mais frequentes, estão relacionadas a especificidade de cada modalidade esportiva, exemplo: no futebol existem diversos tipos, inclusive uma das que preocupam os órgãos que gerenciam o esporte é o choque de cabeça, mas as mais comuns estão relacionadas principalmente aos membros inferiores, entorses de tornozelos, traumas em joelhos, rupturas de ligamentos e distensões musculares, ocorrem com frequência. Citando outro exemplo como o Tênis, lesões no membro superior, são mais específicas de acordo com a modalidade” contou Celso Carvalho, fisioterapeuta esportivo, ao Esportes Mais.

Crédito da foto: (Reprodução / Facebook oficial Rafael Nadal)

 Se lesionar é sinônimo de problema, principalmente se o atleta estiver em uma parte decisiva no campeonato ou até mesmo se estiver vivendo o auge de sua carreira. Uma lesão atrapalha todo o trabalho construído ao longo da temporada, desmotivando qualquer atleta a retornar aos trabalhos.

“A reação dos atletas em relação a confirmação de uma lesão, geralmente são acompanhadas de um momento de tristeza e decepção, que se acentuam de acordo com a gravidade da lesão, ou seja, quanto maior a gravidade da lesão maior grau de preocupação.
Quando chegam até o fisioterapeuta muitos se apresentam desmotivados, sem esperanças de recuperar a forma física, com o passar do tempo, vão acompanhando a melhora do quadro e conseguindo realizar gestos que eram difíceis com a presença da lesão. O moral e a motivação reaparecem com a evolução do tratamento”, disse Celso.

Diversas vezes nos deparamos com atletas lesionados, em diversos esportes, muitos se recuperam rápido mas outros demoram um pouco mais para tratar a lesão. O tratamento de uma lesão pode durar dias, semanas ou meses, o tempo de recuperação dependerá do tipo da lesão.

Crédito da foto: (Reprodução / Facebook oficial Usain Bolt)

 “Cada tipo de lesão apresenta uma característica de recuperação. Podemos dizer que, lesões musculares como contraturas e distensões musculares em geral levam menos tempo do que aquelas que apresentam maior gravidade, como fraturas e rupturas. Para que o tratamento seja eficaz, é importante utilizar a metodologia adequada por parte do terapeuta e principalmente disciplina por parte dos atletas para seguirem as orientações de maneira correta”, explicou Carvalho.

Quando o atleta é convocado para representar seu país em uma competição mas lesiona-se antes ou durante a mesma, é uma situação totalmente desagradável. Por isso, convidamos o Odir de Souza, fisioterapeuta esportivo da Confederação Brasileira de Futebol há 15 anos, para explicar como é o tratamento em atletas nesse tipo de situação.

“Depende da situação, pois em uma competição curta, normalmente o atleta será cortado. Então, percebemos que o atleta desaba de tristeza. Quando lidamos com uma lesão e temos tempo para recuperar, a história é outra, eles ficam ansiosos e se entregam para retornar o mais rápido possível”, explicou Odir de Souza ao Esportes Mais.

Créditos da foto: (Divulgação / Assessoria CBF)

Muitas da vezes um problema sempre tem um final feliz, pois tudo é passageiro. A notificação de uma lesão é muito triste, porém, quando tudo dá certo é motivo para pular de alegria. Odir nos contou uma história de superação, uma história que era praticamente impossível de dar tudo certo e com muita dedicação teve um final feliz.

Clique na imagem para acessar o site

Clique na imagem para acessar o site

 “Em 2007, na Copa América da Venezuela, o jogador Maicon sofreu uma luxação da Articulação Escapulo-Umeral do Ombro Esquerdo, Daniel Alves o substituiu e no jogo seguinte foi expulso. Não tínhamos outro jogador na posição, o Maicon encontrava-se em tratamento intensivo de manhã, tarde e noite, tínhamos 4 dias pra recuperá-lo, já que disputaríamos a semi-final e graças a Deus, conseguimos recuperá-lo e ele fez o gol da Vitória contra o Chile. Após fazer o gol , ele se dirigiu até o banco de reservas onde me deu um forte abraço. Na semana seguinte,  jogamos a final com a Argentina e fomos Campeões”, contou e finalizou Odir.

Clique na foto para acessar o site

 Clique na foto para acessar o obter detalhes

 

Arthur Fernandes (341 Posts)

Arthur Fernandes é carioca, o seu hobby é o aprendizado de idiomas e dialetos, o seu objetivo é superar o máximo de expectativas impostas e torce exclusivamente para o Orlando City.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta