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Bastidores: A alimentação é a base de qualquer atleta; fique por dentro do assunto

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Especialista explica qual a dieta ideal para cada caso, além de dar algumas dicas para os atletas

O “Bastidores” é um conjunto de matérias especiais criado pelo Esportes Mais com o objetivo de conscientizar atletas, tanto amadores quanto profissionais, a praticar o esporte adequadamente, ou seja, cuidando de seu corpo da forma correta. Na matéria anterior conversamos com fisioterapeutas sobre lesões. (Clique aqui e leia)

Nesta matéria, iremos falar sobre a alimentação ideal para atletas e iremos explicar alguns assuntos que geram dúvidas em muitas pessoas, por isso, convidamos a nutricionista Chris Vitola para nos auxiliar nesse tema.

Há pouco tempo atrás o Neymar, atacante do Barcelona, viveu o a necessidade de ganhar massa muscular para poder jogar no clube catalão, o mesmo teria que seguir um rotina para obter seus resultados com maior agilidade possível. A massa muscular é a maior preocupação de qualquer atleta, os mesmos muitas das vezes procuram dietas na internet com o objetivo de obter massa mais rápido, isso não é recomendado e pode até não dar certo.

A massa magra é tudo o que não for gordura no nosso corpo, como por exemplo: órgãos, músculos, ligamentos, tendões e líquidos corporais. A massa gorda é a gordura que te incomoda no seu corpo. Ela protege nossos órgãos, mas o excesso dela, é um problema e pode trazer transtornos.

Neymar, Barcelona

Crédito da foto: (Getty Images)

 “A dieta ideal é a individualizada, não existe receita de bolo. O indivíduo deve sempre buscar auxílio profissional de um (a) nutricionista e educador físico. O ganho de massa depende muito da genética, alimentação e exercícios físicos. Não tem como mensurar em quanto tempo pode-se ganhar massa magra. Em geral quando se quer aumento de massa de magra a alimentação deve ser rica em proteínas, principalmente após os exercícios físicos. A hidratação deve ser adequada e os carboidratos devem estar presentes principalmente antes da atividade física. Após a prática além da proteína os carboidratos também são necessários para repor glicogênio muscular (fonte energética). Muitas vezes é necessário o uso de suplementos proteicos”, disse a nutricionista Chris Vitola ao Esportes Mais.

O futebol é um esporte muito rigoroso com o peso. É muito difícil ver pessoas com um peso alto jogando profissionalmente, não só no futebol como em quase todos os esportes, a menos que o atleta tenha um alto rendimento, como por exemplo: o Ronaldo Fenômeno que jogou um período de sua carreira acima do peso e o Walter, jogador do Atlético-PR, que está acima do peso há bastante tempo mas luta para emagrecer.

“Claro que para a manutenção do peso ideal é preciso uma alimentação equilibrada em todos os nutrientes, pobre em açúcar, alimentos industrializados e gorduras ruins, a frequência alimentar é muito importante, os alimentos devem ter qualidade e não só calorias, não podemos só calcular dietas para os indivíduos, precisamos pensar nos nutrientes em si e como está a saúde geral do indivíduo: como está a qualidade do sono, como está o estresse, onde ele faz as refeições, como está sua digestão, se ele possui dores, patologias,  a quantidade de exercícios físicos, enfim, conhecendo e rastreando sinais e sintomas desse indivíduo podemos individualizar sua alimentação, priorizando determinados alimentos ou restringindo alguns, afim de manter a saúde e o peso em dia. A mesma coisa para quem precisa perder peso, devemos adequar as quantidades de alimentos, determinar quantidades ideais para aquela pessoa, horários para a alimentação. Enfim, ambos os casos necessitam de alimentação equilibrada, rica em alimentos de verdade, pobre em alimentos industrializados, com muitas hortaliças, frutas, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas”, explicou a especialista.

Percebemos, pelo incrível que pareça, muitos atletas amadores tendo o pensamento que só alimentação basta e não é necessário a atividade física. Muitas das vezes esse atleta está parado, não estando em nenhum clube, ou está em clubes de infraestrutura pequena, não estamos dizendo que são todos, além de muitos não terem um preparador físico. Para a dieta ser eficaz, é necessário a atividade física em paralelo à alimentação. Isso é fato e muito importante!

Resultado de imagem para Rugby

Crédito da foto: (Getty Images)

 “Se ele estiver sem treinar, muitas vezes o que ocorre é que ele acaba comendo quantidades maiores de alimentos, como era na época em que treinava, e gastando menos calorias pela falta de treino, isso é ruim, pois muitas vezes esse atleta acaba ganhando peso. Por isso, deve sim cuidar da alimentação e buscar conciliar com a atividade física. Costumamos  dizer que a alimentação representa 70% da dieta, mas falta os 30% que é o exercício físico”, contou Vitola.

Existem atletas que a genética está a favor de si, pois possuem alimentação totalmente errada, por não gostar de verduras, legumes ou qualquer outro tipo de alimento. Porém, estão em seus pesos ideais ou até mesmo abaixo de seu peso, agindo de forma oposta, não tendo uma boa alimentação e tendo uma boa frequência de exercícios físico. Isso é pura genética e não é para sempre, logo, mais cedo ou mais tarde será prejudicial de alguma forma a sua saúde.

“Nosso corpo é formado de células, formado de nutrientes. Essas células se renovam diariamente, para que isso aconteça de maneira saudável é essencial que o corpo tenha combustível para essa renovação e equilíbrio das funções orgânicas. As verduras, legumes e frutas, os alimentos chamados de reguladores, como o próprio nome diz: regulam o nosso organismo, são essenciais para fornecimento de micronutrientes, que são as vitaminas e minerais. Substâncias importantíssimas para as funções do corpo, por exemplo: o selênio, as vitaminas do complexo B e o magnésio são importantes para a formação de triptofano, que é importante para a formação de serotonina (hormônio que nos deixa feliz), portanto se na alimentação eu não tenho esses nutrientes, provavelmente eu vou ter períodos de mau humor. Se não tenho vitamina C, vitamina B12 ou ácido fólico, posso desenvolver uma anemia. Então isso pode com certeza ser prejudicial na vida desses atletas. A questão de aumento de peso também, se eles não tiverem os nutrientes certos eles podem ficar mais ansiosos e comer mais, podem desenvolver compulsões alimentares, enfim. Mesmo tendo uma genética boa, o que vai determinar o aumento de peso é o estilo de vida e o ambiente”, explicou a doutora Chris.

Clique na foto para acessar o site

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 Atletas com peso elevado geralmente praticam esportes com o seu “padrão”, por exemplo: o Rugby, futebol americano, hockey e entre outros esportes. Como explicado o esporte ajuda a perder peso, mas nesse caso a perda de peso irá retirar o atleta do esporte. A alimentação e o acompanhamento de um especialista, pode ser crucial na carreira desse atleta.

“Eles possuem acompanhamento nutricional, provavelmente a alimentação é hipercalórica e fazem uso de suplementos, por isso, conseguem manter o peso elevado mesmo praticando muita atividade física”, disse a nutricionista.

As vezes o atleta consegue ter um peso abaixo para qualquer esporte. Com isso, ao invés de fazer uma dieta para perder peso, esse atleta precisará realizar um dieta para ganhar peso e de forma saudável, se não pode até ganhar peso mas irá obter outros problemas de saúde.

“Deve-se aumentar a quantidade de alimentos sem perder a qualidade. Não dá para querer que o atleta engorde a base de alimentos ruins, ricos em açúcar, gorduras e substâncias ruins. É preciso engordar massa magra e não gordura. O aumento de peso deve ser saudável”, finalizou a nutricionista Chris Vitola em entrevista ao Esportes Mais.

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Arthur Fernandes (341 Posts)

Arthur Fernandes é carioca, o seu hobby é o aprendizado de idiomas e dialetos, o seu objetivo é superar o máximo de expectativas impostas e torce exclusivamente para o Orlando City.


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