Notícias

Sem categoria

Anos de Glórias: Times de SP 2

times-de-sp-2

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Santo André e Portuguesa: O segundo especial Anos de Glórias sobre os time do estado de São Paulo.

Resultado de imagem para Santo André logo

Esporte Clube Santo André

Salve! Salve! Ó grandioso Esporte Clube Santo André!

Salve! Salve! Ó glorioso Santo André de minha fé!

O Esporte Clube Santo André é um time do ABC Paulista situado na cidade de Santo André. Fundado em 18 de setembro de 1967, tem como suas cores o azul e o branco. Foi fundado com o nome Santo André Futebol Clube, o objetivo da criação do clube era rivalizar com os principais expoentes do futebol paulista como Campinas, Ribeirão Preto, entre outras tantas cidades que tinham seus representantes no esporte.

A primeira participação do Santo André na primeira divisão nacional foi em 1984 e o clube terminou com a décima colocação. Em 2004 conseguiu eliminar grandes clubes como Atlético MG e Palmeiras na Copa do Brasil, com isso chegou na final e disputou com o Flamengo, o Ramalhão conquistou o título após vencer o rubro-negro no Maracanã por 2 x 0. A melhor campanha do time no estadual se deu em 2010, quando foi o vice-campeão, perdendo a final para o Santos.

Resultado de imagem para santo andré campeão copa do brasil 2004
O Santo André venceu a Copa do Brasil de 2004 em cima do Flamengo

Porém, os anos de glória do time estavam contados, no mesmo ano em que conquistou o vice-campeonato paulista, o Santo André foi rebaixado para a série C do Brasileirão. Em 2011 o clube foi rebaixado para a série A2 do Paulistão, fazendo a pior campanha de sua história no estadual. Em 2012, além de ir mal na série A2 do estadual, o Santo André caiu para a série D do Brasileirão, após fazer uma campanha horrível na série C. Em 10 de setembro de 2013 o clube teve sua última participação nacional, quando foi eliminado da série D do Brasileirão nas oitavas de final pelo Clube Atlético Metropolitano.

Além do título da Copa do Brasil de 2004, o Santo André também conquistou a série A2 do paulista em 4 oportunidades (1975, 1981, 2008 e 2016) e também a Copa Paulista em duas (2003 e 2014). Também conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2003.

Dentre os grandes jogadores que passaram pelo clube estão: Bruno César, atualmente no Sporting de Portugal; Eduardo Fernandes Amorim, ex-jogador que teve passagens por Cruzeiro, Corinthians e Seleção Brasileira; Hernanes, atualmente na Juventus da Itália; Índio, ex-zagueiro que conquistou o Mundial com o Internacional em 2006; Jorge Henrique, atualmente no Vasco da Gama; Luís Pereira, ex-jogador que teve passagens por Atlético de Madrid e Seleção Brasileira; Marcelinho Carioca, um dos grandes jogadores da história do futebol nacional; Ricardo Goulart, atualmente no Guangzhou Evergrande da China;

Nesse ano de 2016 o Santo André se sagrou campeão paulista da série A2 e, com isso, disputará a primeira divisão estadual em 2017. Será esse um recomeço para o Ramalhão?

Resultado de imagem para Portuguesa logo

Associação Portuguesa de Desportos

O Canindé, a série B de 2011, as três fitas azuis e os três paulistas. A Lusa está se acabando, isso não pode continuar.

A Associação Portuguesa de Desportos é um clube da capital do estado de São Paulo, fundada em 14 de agosto de 1920, com as cores principais sendo o vermelho e o verde e com o apelido tão conhecido, Lusa.

A Portuguesa dispensa apresentações, mas aqui vou fazer um breve resumo da história tão gloriosa do clube. O time ficou conhecido nacionalmente após ser bicampeã paulista nos anos 1935 e 1936. Na década de 1950, a Portuguesa teve o que ficou conhecido como A melhor equipe da história da Lusa, não só por conquistar alguns títulos fora do país, mas também pelo grande número de jogadores cedidos à seleção brasileira. Dentre os grandes jogadores da década de 50 da Portuguesa estão: Brandãozinho, Botelho, Simão e Pinga, além do grande ídolo nacional, Djalma Santos. Ganhou a Fita Azul, cedida pela CBD na época, em três oportunidades (1951, 1953 e 1953) por terminar excursões internacionais invicta.

Outro grande ano da Portuguesa foi 1996, não ganhou títulos expressivos, mas esteve entre as melhores equipes do Brasil, foi campeã do Torneio Início do campeonato paulista e vice-campeã brasileira.

Resultado de imagem para Portuguesa campeã série b 2011
Portuguesa campeã brasileira da série B em 2011

Em 2002 sofreu seu primeiro rebaixamento em 82 anos de existência, caiu para a série B do Brasileirão. Em 2006 caiu pela primeira vez para a série A2 do campeonato paulista e, a partir daí, começou a decair.

Apesar de ter sido campeã da série A2 do Paulistão em 2007 e em 2013 e ter sido campeã da série B do Brasileirão em 2011, a Portuguesa não conseguiu se manter e, nesse ano de 2016, acabou caindo para a série D do campeonato brasileiro e terá o Canindé, seu histórico estádio, leiloado. Foram 35 participações na principal divisão do futebol nacional, além de 92 participações na elite do futebol paulista.

O time que quase chegou a ter Diego Armando Maradona em seu elenco, hoje está em uma situação deplorável, o futebol brasileiro está de luto, mais um grande nacional está, infelizmente, se acabando.

 

Marco Aurelio (98 Posts)

Nascido dia 15/02/2000 em Blumenau. Sou repórter e comentarista da Rádio Web Esportiva e fotógrafo freelancer. Torcedor fanático do Figueirense e do Liverpool, mas com simpatia por vários outros clubes.


Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta